A vida da gente, que é gente de verdade!

domingo, 4 de agosto de 2019


Relacionamento abusivo?


Olá meu povo e minha pova!
Tu tá bem?
Quem já teve um relacionamento sabe como a vida a dois fica difícil em determinados momentos. Relacionamentos amorosos são difíceis e com o passar dos anos tudo se multiplica, principalmente os problemas e as discussões, então, na maioria das vezes a convivência fica muito complicada. Mas em que momento isso chega a ser abuso? e se for? como eu devo agir? o que devo fazer?
Vamos iniciar da ideia de que abuso não é somente físico, apesar de abuso ser relacionado a violência física, ele não diz respeito somente a isso. Em inúmeros casos o abusador (e vale ressaltar, o abusador não possui sexo.) não agride só com socos e tapas,muitas vezes são com palavras, com gestos, com pressão psicológica, com desmotivação pessoal e tantas outras coisas, que no final das contas, acaba sendo muito pior.
Relacionamentos normalmente começam de uma forma linda, é meu benzinho pra cá e meu benzinho pra lá, e muitos continuam nisso, inclusive os abusivos, esse tipo de tratamento também acontece, normalmente após o abuso, para que a vitima tenha a sensação de que não vai acontecer novamente, os abusos podem começar com uma proibição de roupas por exemplo e terminar com você apanhando do seu companheiro.
Sinais comuns são ouvir da pessoa: ” Mas eu nunca te bati” ou ” você me provoca e faz com que eu faça isso” e justificar a agressão com a frase: ” eu tava apenas te segurando” ou então bater nas coisas perto de você, para te deixar com medo e o mais comum é a ameça de suicídio caso a vitima queira se separar.
As vezes o abuso vem de forma muito sutil e leva-se um tempo para perceber. Pois é, sabe aquela desvalorizada nas tuas coisas ou aquela falta de apoio na hora de uma situação difícil ou então não apoiar os teus sonhos e te “botar pra baixo” isso também é sinal de um relacionamento abusivo, só que esse tipo de abuso é muito mais difícil de identificar, são pequenos detalhes diários (e alguns nem tão pequenos assim) que com o tempo e aliados aos outros sinais fazem com que a pessoa entenda estar em um relacionamento abusivo.
Outra situação de abuso, ocorre na intimidade do casal, o abuso ocorre sexualmente também. “Ahh mas é meu/minha namorado(a)/marido/esposa, tem obrigação de ter relações sexuais comigo.”. NÃO! Não é obrigação não! e pode(e deve) ser tratado como estupro, não respeitar a vontade do companheiro é estupro sim! e tem muita mulher casada sofrendo estupro diariamente.
Existem inúmeras formas de acabar com esse sofrimento, apesar de parecer que você não merece ser feliz e que ninguém mais vai conseguir “aguentar” você, essa não é a realidade, existe uma frase, que não sei dizer de onde vem, mas se aplica muito bem a essa situação: ” As vezes precisa doer muito para não doer nunca mais.”, mesmo relacionamentos abusivos são muito dolorosos quando chegam ao final, mas isso também passa. Você pode tudo, basta querer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário